Blog

7 dicas para aumentar o engajamento dos profissionais de saúde em conteúdo EAD

Postado em 11/01/2017 por Eduardo Valença

Um dos maiores desafios da educação a distância (EAD) refere-se a manutenção do engajamento e da atenção dos alunos do início até a conclusão das vídeo-aulas, trilhas de conhecimento progressivas ou programas de ensino online em que o indivíduo tenha grande autonomia e conveniência para aprender. De fato, por tratar-se de um método de aprendizado mais independente que o convencional, os índices de evasão dos ead’s são superiores caso o conteúdo não contemple os mecanismos necessários para entreter o estudante.

 

Nos hospitais e instituições de saúde, por exemplo, a opção pelas plataformas de ead é facilmente justificada pela facilidade, praticidade e escalabilidade que esta modalidade fornece na qualificação e treinamento do corpo clínico e de enfermagem. No entanto, estas justificativas por si só não garantem que o conteúdo – mesmo aquele de alto nível – seja amplamente absorvido pelas turmas e seus respectivos alunos automaticamente.

 

Desta maneira, a dedicação de tempo na elaboração e formulação de estratégias de treinamento, com busca contínua por conteúdo de relevância associado a ferramentas capazes de prender a atenção dos estudantes são fundamentais para o sucesso na implementação de uma plataforma ead em toda instituição.

 

Exatamente por tal motivo, nós listamos 7 tópicos que podem ajudá-los na ampliação do engajamento de suas vídeo-aulas e treinamentos online:

1. Conteúdo Relevante

Preocupe-se com a relevância do conteúdo e não apenas com a quantidade de treinamentos disponíveis em sua plataforma. Para prender a atenção do aluno, independente do modelo, um conteúdo interessante para a prática do dia a dia é essencial e fundamental.

 

2. Plano de Vôo e Alertas

Planejar a sequencia trimestral ou anual dos treinamentos e dar transparência ao cronograma faz diferença para quem precisa se organizar para estudar. Os alertas diários ou semanais sobre determinado conteúdo podem ajudá-los a participar.

 

3. Vídeo-Aulas Curtas e Objetivas

Aulas extensas, com horas de duração, tendem a dispersar a atenção do estudante. Treinamento mais curtos, de 15 a 30 minutos de duração, tendem a ter efeito de absorção maior.

 

4. Apresentações Modernas

Apresentações mais elaboradas, sem aqueles textos intermináveis, mas com gráficos, ilustrações e design um pouco mais moderno tendem a despertar e prender mais o interesse. Recomendamos a regra do 5×5. No máximo 5 linhas por slide e cada linha com no máximo 5 palavras.

 

5. Fóruns Virtuais e Encontros Presenciais

Estimule a interação e colaboração entre alunos e professores com comentários e observações nos fóruns das vídeo-aulas e treinamentos. Além de trocar experiências, os fóruns são termômetros do interesse e qualidade do conteúdo disponibilizado, ferramentas fundamentais para o esclarecimento de dúvidas e até mesmo consulta de determinadas respostas. Sendo possível, também recomendamos modelos blended em que há oportunidade presencial para discussão e cenários de prática relacionados ao conteúdo visto online.

 

6. Gamification

Brincadeiras, quiz e rankings são ótimas formas de estimular a participação e a interatividade entre os alunos e entre grupos de profissionais. Imagine o CTI A jogando com o CTI B por uma melhor performance nos treinamentos!? Entenda melhor lendo o artigo: Transforme o mundo com gamificação

 

7. Recompensa

Verifique os níveis de aprendizagem, com emissões de certificado de conclusão de curso após o atingimento da nota mínima necessária. Destaque e recompense os melhores alunos com bônus, premiações e reconhecimento em sua instituição.

 

A mescla destas e de outras estratégias pode ajudar as instituições de saúde a vencer os desafios de treinar seus profissionais com vistas a melhoria contínua e satisfação do paciente. O que você tem feito de bom em seu hospital? Compartilhando a sua experiência de treinamento online aqui você contribui para a melhoria do cuidado aos pacientes!

 

Outros materiais para você:

Como aumentar o lucro e a qualidade dos hospitais

Treinamentos melhoram o desfecho das emergências

CLIQUE AQUI e assista gratuitamente a Websérie de entrevistas online sobre a Gestão da Educação 2.0 para hospitais


Saiba mais sobre o Medportal:

O Medportal é o primeiro e maior provedor de plataformas de EAD (ensino a distância) direcionadas à instituições de saúde no Brasil, contando com milhares de alunos matriculados em todos os estados do país e em mais 9 países. Criado com o intuito de desenvolver o ensino de medicina e saúde no país, o Medportal oferece tecnologia completa de treinamento, avaliação e certificação de profissionais para Hospitais, Instituições de Ensino e demais empresas do setor de saúde. As principais atividades do Medportal estão divididas em: (1) soluções educacionais (tecnologia + conteúdo + consultoria) customizadas  e (2) conteúdo de atualização (cursos e treinamentos) para profissionais de saúde através de websites próprios.


Conheça o autor:

Sócio Medportal. Especialista em relacionamento com investidores e finanças. Relevante experiência em desenvolvimento de negócios e liderança de projetos. Bacharel em Administração na UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro


Compartilhe esse artigo:


Anterior Próximo

Leia também

Ensino híbrido pode revolucionar os treinamentos em hospitais

05/10/2017 por Carlos Sakuragui
Vamos imaginar o seguinte cenário no dia a dia das áreas de qualidade e educação continuada de um hospital: A área de qualidade recebe o aviso de que o hospital almeja conquistar uma Acreditação Internacional. […]

Tecnologia, Educação e Hospitais

25/09/2017 por Thiago I. Constancio, MD
Olá, tudo bem!? Temos conversado com lideranças em centenas de hospitais de norte a sul do Brasil e notamos que são muitos os desafios que estão postos quando o assunto é treinamento e qualificação de […]

CBA e Medportal firmam parceria para atualização de profissionais de saúde no país

31/07/2017 por Thiago I. Constancio, MD
Lives, aplicativos e treinamentos online são algumas das plataformas ofertadas O Brasil tem cerca de 6,5 mil hospitais e em torno de 208 milhões de habitantes em seus pouco mais de 8,5 milhões de quilômetros […]
Medportal Soluções Educacionais - Copyright ©2017 Medportal