Blog

Plataforma de Ensino a Distância e Compliance nos Hospitais

Postado em 18/05/2017 por Alessandra Petraroli

A natureza da organização hospitalar impõe que a gestão do trabalho seja fortemente dependente dos profissionais, sendo estes os mais responsáveis pela eficiência e a qualidade dos processos e resultados alcançados. Nos últimos anos, mudanças dramáticas têm ocorrido na indústria de serviços de saúde no mundo todo. Por um lado a crescente pressão de demanda e a luta pela universalização de saúde. Por outro, o rápido desenvolvimento tecnológico e a inovação tecnológica médica, fazendo com que os custos do setor venham crescendo com velocidade cada vez mais elevada, deslocando-se aos demais setores da economia. Nesse contexto de pressão crescente por melhor gestão de custos, associado a um processo de regulamentação cada vez mais forte, temos presenciado um esforço grande de profissionalização das organizações de saúde, em busca de melhores níveis de eficiência e eficácia organizacional. Muito conhecido nas instituições financeiras, a área de Compliance, do inglês “comply”, agir de acordo com as regras, é a atividade de assegurar que a empresa está agindo de forma ética, absolutamente em linha com as normas, controles internos e externos, além de todas as políticas e diretrizes estabelecidas e imposições dos órgãos de regulamentação, dentro de todos os padrões exigidos de seu segmento.

 

 

A educação continuada é colocada como elemento fundamental para o sucesso do gerenciamento de serviços de saúde, auxiliando profissionais no fortalecimento de seus conhecimentos e na maior segurança de aplicação do cuidado, indispensáveis para a qualidade na assistência. Qualidade é um dos focos permanentes da gestão, em uma perspectiva de melhoria contínua, envolvendo implementação de estrutura e processos de qualidade (comissões, protocolos, monitoramentos, análise de processos); acreditação externa; cumprimento de normas de vigilância de serviços; uso intensivo de informações; prontuários com qualidade nos registros; implementação de ferramentas de gestão clínica.

Em organizações pressionadas pelos fortes processos de regulamentação, custos crescentes e em busca de profissionalização, a plataforma de educação a distância pode ajudar no processo de implantação e implementação do programa de Compliance, dando sinergia e capilaridade ao programa através do alinhamento entre o Compliance e o ensino. Desta forma, é possível realizar programas elaborados e alinhados com a estratégia do hospital ao mesmo tempo levando conteúdo técnico relevante para profissionalização e melhoria da qualidade do serviço prestado; e regras, transparência, regulação, políticas, leis, requerimentos e normas aos funcionários e colaboradores.


Saiba mais sobre o Medportal:

O Medportal é o primeiro e maior provedor de plataformas de EAD (ensino a distância) direcionadas à instituições de saúde no Brasil, contando com milhares de alunos matriculados em todos os estados do país e em mais 9 países. Criado com o intuito de desenvolver o ensino de medicina e saúde no país, o Medportal oferece tecnologia completa de treinamento, avaliação e certificação de profissionais para Hospitais, Instituições de Ensino e demais empresas do setor de saúde. As principais atividades do Medportal estão divididas em: (1) soluções educacionais (tecnologia + conteúdo + consultoria) customizadas  e (2) conteúdo de atualização (cursos e treinamentos) para profissionais de saúde através de websites próprios.


Conheça o autor:

Farmacêutica-Bioquímica especialista em administração Hospitalar e Sistemas de saúde pela Escola de Administração de empresas de São Paulo Fundação Getúlio Vargas - FGV/EAESP, mestranda em gestão para competitividade em saúde pela FGV/EAESP. Coach, 12 anos de experiência como gestora da ILPI Casa de Cuidados Cantareira, já foi Coordenadora Administrativa do Instituto de Responsabilidade Social do Hospital Albert Einstein. Atualmente é consultora e professora de pós graduação na linha de gestão à profissionais de saúde.


Compartilhe esse artigo:


Anterior Próximo

Leia também

CBA e Medportal firmam parceria para atualização de profissionais de saúde no país

31/07/2017 por Thiago I. Constancio, MD
Lives, aplicativos e treinamentos online são algumas das plataformas ofertadas O Brasil tem cerca de 6,5 mil hospitais e em torno de 208 milhões de habitantes em seus pouco mais de 8,5 milhões de quilômetros […]

Medportal realiza WorkShop no UDI Hospital

12/06/2017 por Thiago I. Constancio, MD
O projeto da plataforma Medportal de treinamentos online para os profissionais de saúde do UDI Hospital teve início no dia 30/05 com a realização de um Workshop. Participaram da atividade diretores e gerentes do hospital […]

Desafios na Capacitação e Atualização dos Profissionais de Saúde: Entrevista Exclusiva

02/05/2017 por Medportal
Diversos são os desafios dos hospitais e demais instituições de saúde na capacitação, qualificação, atualização, suporte e acompanhamento dos seus colaboradores. Manter o corpo clínico, sobretudo médicos e enfermagem, altamente motivado, atualizado com as diretrizes […]
Medportal Soluções Educacionais - Copyright ©2017 Medportal