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Processos de Acreditação Hospitalar: Entrevista Exclusiva

Postado em 10/04/2017 por Medportal

Como já se sabe, a acreditação hospitalar tem sido constante e diretamente relacionada a padrão de qualidade dos hospitais, sendo reconhecido até mesmo pelos órgãos reguladores. Entretanto apenas 4,61% dos 6.140 hospitais brasileiros possuem algum tipo de acreditação, considerando a dificuldade de se implementar tal processo. Recentemente tivemos a oportunidade de entrevistar a Gerente de Gestão da Qualidade de um dos nossos clientes, o Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco, Georgia Sabino, sobre processos de acreditação. Confira abaixo:

Fale um pouco de você: formação, expertises, interesses, hobbies, área que ocupa no Hospital, atividades.

Formação em Gestão Hospitalar/FBV com MBA em Gestão Empresarial/Fundação Getúlio Vargas
Expertise em Gestão Estratégica e Planejamento (GPD;GRD)/Gestão de Projetos / Gestão de Indicadores
Cargo atual: Gerente de Gestão da Qualidade
Escopo das atividades: Gestão de Documentos Normativos / Gestão de Certificações / Gestão por Indicadores / Gestão por Resultado / Gestão de Processos / Gestão de Auditoria Interna / Staff da Alta Gestão (Negócio; Processos e Projetos)

Qual o status de sua empresa no que concerne ao assunto acreditação hospitalar (quais acreditações já conquistaram, quais estão em processo, quais almejam conquistar)?

Atualmente Acreditado pela JCI e Re certificado ISO 9001:2008

Qual a dinâmica dos processos de acreditação que já ocorreram em sua instituição (de onde surge a demanda e como se encadeou o processo até a concretização do projeto como um todo, como o hospital se organiza do ponto de vista de pessoas/estrutura no que tange ao processo de acreditação hospitalar)?

A demanda relacionada ao projeto é espontânea, não há obrigatoriedade para os hospitais em ter um selo de certificação de Segurança do Paciente.

O processo começou a partir de um diagnóstico especifico e customizado para esta instituição e a partir do resultado o escopo do projeto foi implementado e revisado a cada 6 meses. Fomos acreditados em menor tempo que os outros hospitais da Região, o projeto começou em Abril de 2013 e fomos acreditados em Outubro de 2016.

A partir de cada necessidade do binômio área/processo as não-conformidades foram sanadas e o hospital foi ganhando em menos falhas/erros e consequentemente mais segurança.
As lideranças das áreas e dos processos tiveram papel fundamental como força propulsora para execução e conclusão das ações relacionadas ao projeto.
A organização em relação aos recursos necessários (RH e Estrutura) para continuidade do projeto se deu de forma racional e responsável com total aval da alta gestão.

Quais os maiores desafios, dificuldades e problemas que encontraram (e/ou encontram) nos processos de acreditação hospitalar, e como lidam e contornam atualmente os mesmos?

O maior desafio é transformar os critérios do Manual Internacional em projetos factíveis/eficientes e principalmente que as equipes de todos os níveis institucionais sintam-se partícipes e importantes na execução das tarefas mais rotineiras até as decisões mais estratégicas.

O desafio atual é manter o nível de Qualidade dentro da excelência, sem a acomodação natural relacionada a conquista do selo de Acreditação.

De que maneira, no seu ponto de vista, ferramentas de treinamento e avaliação podem ser utilizadas para facilitar e potencializar os processos de acreditação hospitalar?

Cada instituição tem sua especificidade.

Não há receita pronta de ferramentas que possa facilitar ou potencializar a execução/finalização de projetos ou tarefas com foco na conformidade. A grande maioria precisará ser customizadas ou reinventadas para o negócio hospital. É necessário que gestores de projetos robustos, a exemplo da Acreditação, tenham em mente que diferença entre o que o “mercado” oferece e o que é factível está no diagnóstico e no perfil das equipes de multiplicadores. O que pode ser fantástico para um hospital pode ser obsoleto para outro – tudo vai depender do momento (cenário) em que a instituição está e onde ela quer chegar.


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O Medportal é o primeiro e maior provedor de plataformas de EAD (ensino a distância) direcionadas à instituições de saúde no Brasil, contando com milhares de alunos matriculados em todos os estados do país e em mais 9 países. Criado com o intuito de desenvolver o ensino de medicina e saúde no país, o Medportal oferece tecnologia completa de treinamento, avaliação e certificação de profissionais para Hospitais, Instituições de Ensino e demais empresas do setor de saúde. As principais atividades do Medportal estão divididas em: (1) soluções educacionais (tecnologia + conteúdo + consultoria) customizadas  e (2) conteúdo de atualização (cursos e treinamentos) para profissionais de saúde através de websites próprios.


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